A camisinha é um método contraceptivo do tipo barreira que é o mais utilizado no mundo, não só para evitar a gravidez, mas também evita a transmissão de diversas DSTs. A camisinha é feita de latex ou poliuretano. A alergia a latex é causada em algumas pessoas que sofrem de dermatite de contato. A alergia a latex é um problema que afeta 1% a 5% da população geral e 5% a 10% dos profissionais de saúde.
A alergia a latex pode provocar coceira, vermelhidão, inchaço e até pequenas feridas na região da vagina ou do pênis. As reações podem aparecer durante ou logo após o uso da camisinha.
Algumas pessoas têm reação aos demais componentes que podem estar presentes na composição de alguns tipos de preservativo. Os pigmentos que deixam a camisinha colorida, os aromatizantes que dão o sabor, o espermicida e os lubrificantes também podem provocar alergia em algumas pessoas.
Se você apresenta alguma alergia a camisinha durante ou depois do uso é indicado que procure usar uma camisinha que não contenha latex e sim poliuretano e também evitar as camisinhas coloridas e com pigmentos.
Mas nunca deixe de procurar um especialista caso você apresente alergia a camisinha para estar avaliando e passando a medicação correta, caso necessite.
Hoje em dia existe muitos produtos hipoalergênicos,por vezes nem estes nos livram de uma crise alérgica.Por ter uma pele super sesível tenho alergia a paba (substância encontrada na maior parte dos protetores solar).Não posso nem chegar perto de amônia.Até mesmo as famosas escovas de chocolates tem formal em concentração baixa (e que causam alergia)Mas com persistência e bons profissionais tenho descoberto muitos produtos bons.Como o banho de lua para gestante, só tem em um salão em Fortaleza.
ResponderExcluir