sábado, 23 de outubro de 2010

ELEIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Se fosse em outro país, eu até poderia estar rindo da palhaçada e do cinismo dos políticos em torno de bolinhas de papel, fita crepe, ou pseudo discussão sobre aborto e casamento gay.
Mas é no meu país, o Brasil, onde o controle da natalidade nem é citado e o futuro presidente vai decidir e gerir as ações que podem mudar a vida de futuras gerações.
Espero que, para o nosso bem, do país, de nossos filhos e netos, eles tenham melhores opções de escolha e que os candidatos pensem mais no geral que no pessoal.
Sinceramente, sinto vergonha do que vejo e de como agem os políticos e até mesmo do comportamento de alguns eleitores.
Vejo gente comum que compra briga com amigos defendendo uma ideologia que já não existe nem nos partidos.
O que impera mesmo é a lei do " EU ACIMA DE TUDO".
Não vai ser difícil ver políticos que hoje são inimigos, em poucos meses formando alianças em torno de formação de Secretarias de Governo, Ministérios ou Presidência de Assembléias.
E os eleitores? Foram apenas detalhes de um outubro que passou.
Pensem bem!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PROJETO DE HOTEL SUBMARINO NAS ILHAS FIJI





Isto me lembra outra coisa...e pra você???

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REALITY DO BEM

A situação é trágica: 33 mineiros chilenos presos há quase 70 dias, numa profundidade de 700 metros.
Durante este tempo todo, o mundo, através dos meios de comunicação com cinegrafistas, repórteres, jornalistas, especialistas convidados voltaram as atenções para o pequeno espaço de 50 metros onde ficaram confinados.
Bilhetes enviados por uma pequena cápsula, imagens do confinamento, cada movimento foi acompanhado como um reality show, mas desta vez sem piscinas e corpos esculturais, sem contratos com revistas masculinas, sem guerra de vaidades.
Mesmo sem ter os ingredientes que elevam a audiência, este reality show da vida de 33 mineiros.
Com tanta atenção não dá pra escapar de oportunistas, eles estão em todos os lugares, até no Deserto do Atacama. Não vão faltar discursos até o final do resgate.
Mas os sorrisos, gritos de guerra, lágrimas e aplausos pela chegada de cada um à superficie são verdadeiros.

P.S.:Coincidências do 33:
O primeiro bilhete que foi enviado pelos mineiros confirmando que estavam vivos tinha 33 caracteres; "estamos bien en el refugio los 33"
A cápsula Fênix 2 entrou em um buraco de 66cm de diâmetro, que dividido por 2(duas cápsulas foram construídas) dá 33
A perfuradora chegou até os homens 33 dias depois de começar a cavar
O resgate começou no dia 13/10/10 que somado dá 33
O tempo de viagem até o hospital para onde foram levados era de 33 minutos
Em um dos exames no hospital, os mineiros tinham que respirar fundo e dizer... 33

domingo, 10 de outubro de 2010

ECOS DE UMA ELEIÇÃO


Uma semana após a votação, ainda se discute em todo país e, principalmente na imprensa, a eleição de Tiririca com um número recorde de votos: mais de um milhão e trezentos mil.
Chamado insistentemente apenas de palhaço, e não de humoristas como antes, reviram o passado do cidadão em busca de qualquer deslize que possa jogar no lixo a quantidade de votos que ele recebeu.
Não votei, até por conta do meu domicílio eleitoral, não seria minha escolha como candidato, mas defendo o direito que ele tem, como cidadão brasileiro e se preencheu todos os requisitos na hora da inscrição, de participar da eleição.
Quem não verificou a autenticidade da documentação?
Por que somente depois da real possibilidade de eleição do Tiririca, os homens da leis decidiram impugnar a candidatura?
Por que somente agora até o portal d notícias G1 corre atrás do arquivo morto nas escolas de Itapipoca? E se ele não estudou lá?
Não vou nem citar nomes porque não caberão todos, mas quantos são os políticos que já foram pegues com a mão no dinheiro público e colocaram bens em nome de terceiros pra escapar do leão do Imposto de Renda e/ou da prisão?
Quantos renunciaram por ter corrupção e desvios provados e voltaram em eleições seguintes pra seguir com a roubalheira? Por que ainda continuam escapando do "Ficha Limpa"?
Quantos outros, tão improváveis como o Tiririca já foram eleitos? Um macaco do zoológico do Rio, um hipopótamo em São Paulo, uma stripper na Itália(esqueceram da Cicciolina que mostrava os seios? Lá fora também tem disto), Clodovil que gastou uma pequena fortuna redecorando o gabinete,...
Quantos outros, pelo país todo, venceram nas urnas com grande número de votos e não foram eleitos por causa de um quociente eleitoral, criado para beneficiar sempre as mesmas figuras?
Este barulho todo é só defesa da política brasileira ou vergonha por ver a cidade mais rica e desenvolvida da América Latina ser destaque internacional por causa da eleição de um palhaço(não humorista) e ainda por cima nordestino e analfabeto?
Um pouco deste preconceito, que infelizmente sempre vai existir, pode ser lido no comentário do colunista Tutty Vasques, mas aproveite e veja também os comentários postados.
Repito: não aceito mentiras, nem do Tiririca, nem de outro político que faz da vida pública profissão. Todos merecem as devidas punições se transgrediram as leis.
Acho que nosso grande erro começa na diferença entre o político e o trabalhador comum.
Se um é eleito pra representar o outro, por que ser tão cheio de privilégios?
O expediente nas Assembleias, na Câmara e Senado nunca é de 8 horas durante sete dias.
Os políticos deveriam manter suas profissões e, em determinados dias participar das votações, a exceção apenas para Governador, Prefeito e Secretários que devem ter dedicação exclusiva.
O salário de todos deveria ser apenas simbólico, nada de salário extras pra votar o que foi esquecido ou "embromado" durante o ano. Um trabalho quase que voluntário.
Contas abertas durante a vigência do mandato para avaliação semestral dos ganhos, a obrigação de relatar mensalmente o que foi produzido e, caso fosse pegue em deslize grave, impedido de vez de participar de qualquer outra eleição, mesmo que fosse pra líder da torcida do time do filho.
Queria ver se, desta forma, teríamos a enxurrada de gente tentando entrar pra vida pública!
Provavelmente iriam até sobrar vagas para tais representantes do povo e só as pessoas com vocação para liderança e defesa do bem comum continuariam.
Mas... este sonho ainda está anos luz de distância do Brasil de hoje.
Tomara que um dia o país chegue lá!

domingo, 3 de outubro de 2010

AINDA APRENDENDO A VOTAR

Desde a abertura política de 1984 que o país vai às urnas e os resultados surpreendem a cada pleito.
Depois que Sarney assumiu com a morte de Tancredo, o "Collorido" ganhou a primeira votação direta e derrotou Lula, que por sua vez, venceu duas eleições ganhando do medo que faziam dele.
Entre um e o outro passamos pelo topetudo conquistador Itamar e pelo sociólogo FHC e suas privatizações.
Ah, e como o próprio Lula disse, esta é a primeira eleição pra presidente em que a foto dele não está entre os candidatos.
Nestas quase 3 décadas grandes caciques foram confirmando seu poder em todos os estados do país, mas em toda eleição o povo ensaiou um voto de revolta, de protesto.
E no Senado, na Câmara Federal, nas Assembleias e na Câmaras Municipais sempre surgiram candidatos inusitados: estripers, estilistas, atores, jogadores, cantores, aproveitadores... que acabaram arrastando os votos de quem realmente merecia estar lá, mas sem dinheiro ou apoio político não alcança votos suficientes.
Quem pena, sofre e paga é o próprio povo, mas às vezes ele nem vai votar pra ficar aproveitando a praia, a cerveja(mesmo proibida), a conversa com os amigos. A eleição deste ano vem reforçar este estilo gaiato do brasileiro de não levar, o próprio futuro, a sério.
Além de derrubar políticos tradicionais, eleger figuras novas, inexperientes e questionáveis, a eleição de 2010 para presidente, dois senadores, deputado estadual e federal e governador também jogou por terra a credibilidade, já questionada há anos, das pesquisas eleitorais. E não só de um, mas de todos os institutos. Os números atribuídos aos canditatos a presidente não chegaram nem perto das margens de erro. Aqui no Ceará, os números do senado foram surpreendentes. Só dois exemplos que vão mudar os rumos políticos do país.
Ainda vamos continuar errando e acertando na mesma eleição até chegar a maturidade política e eu espero, sinceramente ainda participar de outros momentos históricos como a eleição em que acertaremos de vez e o fim dos problemas tiver seu começo na apuração dos votos.
Bendita seja a democracia!

P.S.: Se quiser ver o resultado final do primeiro turno no país é só visitar o site do
TSE http://divulgacao.tse.gov.br/ pra ver o resultado de cada estado, basta clicar no mapa.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

MANUAL PARA CANDIDATO SE APRESENTAR EM DEBATE

Comentei com amigos que não aguento mais este festival de debates de candidatos.
Como se não bastasse o horário eleitoral, com o número de tvs aumenta a cada ano(o que é ótimo para o mercado jornalístico), mas aumenta também os debates que são realizados.
E o pior de tudo é que nenhum dos candidatos tem realmente a disposição de explicar.
Quanto mais confuso o eleitor estiver, mais fácil ele se deixa envolver.
Basta assistir a um debate pra saber o que vai acontecer em todos.
Quem está na frente vira alvo fácil.
Isto não quer dizer que quem está no fim das pesquisas seja melhor ou santo.
Os esquemas de corrupção só são revelados nos dias que antecedem as eleições.
E as perguntas são as mesmas, as respostas as mesmas, as promessas se arrastam desde a década em que a ditadura acabou e a democracia começou.
A saúde, a segurança, a educação, o desemprego, as oportunidades,...o país do futuro ainda não chegou lá.
Ah, e agora, com o marketing dominando as campanhas, cada candidatos tem manual pra se comportar em comícios, debates, na tv, rádio e assim vender seu "produto" melhor que o outro que está na prateleira ou urna.
A UOL trouxe até um pequeno vídeo sobre as estratégias, confira aqui
Portanto, no domingo, antes de votar no seu candidato analise se escolheu pelas propostas, pelo trabalho e postura dele ou...pelo produto que foi "vendido" pra você.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

60 ANOS DA TV NO BRASIL É TEMA DO SIMPÓSIO MÍDIA NORDESTE


Recebi da amiga jornalista Ana Quezado o convite pra participar do II Simpósio Mídia Nordeste.
Pra quem trabalha em tv, gosta de cultura e história é imperdível.
As inscrições são feitas no próprio site: www.midianordeste.org.br
Durante o evento, Ana Quezado, Geísa Matos e Beth Jaguaribe lançam o livro "Nordeste, Memórias e Narrativas da Mídia".
Pra quem está curioso sobre os palestrantes convidados tem um pequeno resumo sobre cada um deles na página da programação, mas adianto abaixo o roteiro:


II Simpósio Mídia Nordeste 13, 14 e 15 de outubro de 2010
Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura Fortaleza-Ceará


Dia 13 : Televisão, cultura e história


Manhã: 8h30 - Abertura
9h30 às 10h30
Mesa 1: Televisão e Cultura no Brasil
Dra. Esther Hamburger (USP) e Dr. Gilmar de Carvalho (UFC)
Coordenação: Dr. Custódio Almeida – Pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Ceará



10h45 às 12h45
Mesa 2: Televisão e a política no Brasil
Dra. Maria Helena Weber (UFRS) e Dr. Venício Artur de Lima (UNB)
Coordenação: Dra. Geísa Mattos (UFC)



Tarde: 14h30 – 16h30
Mesa 3: A televisão como lugar de memória
Dra. Marialva Barbosa (UFF) e Ana Paula Goulart (UFRJ)
Coordenação: Dra. Erotilde Honório (UNIFOR)



16h45 – 18h45

Mesa 4: A história na televisão e a televisão na história
Dr. Frederico de Castro Neves (UFC) e Dra. Maria Helena Capelato (USP)
Coordenação: Dra. Adelaide Gonçalves (UFC)



19 horas

Lançamento do Livro “Nordeste, Memórias e narrativas da mídia” – com organização das professoras Geísa Mattos, Elisabete Jaguaribe e Ana Quezado, o livro reúne as reflexões geradas no Iº Simpósio 200 anos de História da Mídia no Nordeste, realizado pelo Instituto de Referência da Imagem e do Som, em 2008.



Dia 14: Televisão e a invenção do Nordeste

Manhã: 8h30 às 10h30
Mesa 5: A construção da idéia de Nordeste nas mini-séries de TV
Dra. Mônica Kornis (FGV-RJ) e Dr.Régis Lopes (UFC)
Coordenação: Ms.Elisabete Jaguaribe (UNIFOR/IRIS)



10h45 às 12h45
Mesa 6: O lugar do Nordeste nas telenovelas brasileiras
Dra. Sheila Schvartzman (Universidade Anhembi-Morumbi) e Dra. Maria Immacolata Vassalo de Lopes (USP)
Coordenação: Dra. Roberta Manoela Andrade (UECE/UNIFOR)



TARDE
14h30 às 16h30
Mesa 7: As buscas do telejornalismo na sociedade contemporânea
Dr. Alfredo Viseu (UFPE) e Jornalista Marcelo Canellas (Globo)
Coordenação: Ms. Ana Quezado (UNIFOR)



16h45 às 18h45
Mesa 8: Dossiê Guel Arraes: as invenções do audiovisual na TV
Dr. Alexandre Figueroa (Universidade Católica de Pernambuco) e Dr.Cláudio Bezerra (UFPE)
Coordenação: Dr. Márcio Acserald (UNIFOR)



Dia 15: TV: as novas experiências de linguagens

Manhã
8h30 às 10h30
Mesa 9: A Educação na sociedade das telas
Dr. João Alegria e Ms.Valdo Siqueira (UNIFOR)
Coordenação: Dr. Edgard Patrício (Catavento)



10h45 às 12h45
Mesa 10: Cinema e TVs: imagens em trânsito
Dr. Renato Luiz Pucci (Universidade Tuiuti - Paraná) e Dra. Meize Regina (UFC)
Coordenação: Ms. Ricardo Salmito (UFC)



Tarde
14h30 às 16h30
Mesa 11: TVs Regionais: os desafios da produção fora do eixo
Dr. Laurindo Leal (USP) e Dr. Cidoval de Sousa (UFPB)
Coordenação: cineasta Glauber Filho (UNIFOR)



16h45 às 19h
Conferência de Encerramento: “Dos televisores à televisão: Técnica, cultura e política na historia dos meios de comunicação"
Dra. Mirta Varela (Universidade de Buenos Aires)
Coordenação: Dr. Tarciso Pequeno – presidente da FUNCAP




EU QUERO ESTES MÓVEIS NO MEU "APERTAMENTO"


Só assim, é possível viver com mais conforto e liberdade nos imóveis.
Arrisco dizer que dá até pra brincar de pega-pega e de bola com a criançada.
Quando ser´que ideias assim chegarão ao Brasil?

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AGORA SIM, A DENGUE VAI TER CONTROLE

Sempre que falo sobre dengue no programa, em conversas com amigos ou com autoridades bato numa tecla: com a educação que o pobre povo brasileiro tem, a dengue só vai acabar ou ter controle quando inventarem uma vacina.
Campanha são ineficientes, o veneno usado já não dá conta dos inimigos minúsculos que estão mais resistentes, o aumento dos casos ano a ano e o surgimento do tipo 4 da doença vem comprovando isto.
Agora sim, com a notícia de que pesquisadores brasileiros iniciaram um estudo clínico experimental para testar a segurança de uma vacina tetravalente (que inclui os quatro tipos de vírus) contra a dengue em crianças.
Pelo menos as crianças estarão menos vulneráveis.
A pesquisa está sendo conduzida pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e é patrocinada pelo laboratório Sanofi-Pasteur, que estuda o desenvolvimento de uma vacina há dez anos.
De acordo com o infectologista Reynaldo Dietze, responsável pela condução do estudo no Brasil e diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes, 150 voluntários de nove a 16 anos receberão três doses da vacina em intervalos de seis meses.
Após o término das doses, esses voluntários serão acompanhados por mais seis meses para avaliar possíveis efeitos colaterais (como dor local e dor de cabeça) e também a produção de anticorpos contra os quatro vírus.
A escolha do público infantil para a testagem da vacina não aconteceu por acaso. Desde 2006 os casos graves de dengue passaram a ser mais comuns em pessoas com menos de 15 anos. Hoje elas representam 25% do total de casos, enquanto há 10 anos não chegavam a 2%.
Além disso, as vacinas eficazes na população infantil costumam funcionar bem entre os adultos, diz Fernando Noriega, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico da Sanofi-Pasteur.
Após a conclusão dessa fase do estudo, se comprovada a segurança da vacina, o laboratório dará continuidade ao estudo incluindo quatro capitais endêmicas e envolvendo 8.000 voluntários.
A previsão é que os resultados preliminares do estudo saiam até o final de 2012, mas não há prazo para a vacina chegar ao mercado.

FONTE:Folha Online

domingo, 19 de setembro de 2010

UMA HISTÓRIA INCRÍVEL

Você acreditaria se alguém dissesse que um ser humano ficou embaixo d'água por meia hora, sem aparelhos?
Acreditaria que o coração parou por 60 minutos e ainda assim sobreviveu?
Acreditaria que tudo isto aconteceu com uma criançade dois anos e ela não teve nenhuma sequela?
Pois então leia os detalhes desta história incrível aqui

sábado, 18 de setembro de 2010

O QUE JÁ FALARAM SOBRE A TELEVISÃO




"Gosto de televisão porque ela me permite falar coisas sobre as quais não acho que valha a pena escrever." (Truman Capote)

"Considero a televisão muito educativa. Cada vez que alguém na sala liga o aparelho vou para o quarto ler um livro." (Groucho Marx)

"A televisão, essa última luz que te salva da solidão e da noite, é a realidade. Porque a vida é um espetáculo: para os que se comportem bem, o sistema promete uma boa poltrona." (Eduardo Galeano)

"A televisão é um veículo de diversão que permite a milhões de pessoas ouvir a mesma piada ao mesmo tempo e, ainda assim, continuar solitárias."
(T. S. Eliot)

"A televisão tem feito muito pela psiquiatria, divulgando informações a respeito, assim como tem contribuído para a sua necessidade." (Alfred Hitchcock)

"A televisão é a primeira cultura verdadeiramente democrática - a primeira cultura disponível para todos e totalmente governada pelo que as pessoas querem. A coisa mais aterrorizante é o que as pessoas querem." (Clive Barnes)

"A televisão é como a invenção das instalações sanitárias dentro da casa. Ela não mudou os hábitos das pessoas. Ela apenas os manteve dentro da casa." (Alfred Hitchcock)

"Televisão : goma de mascar para os olhos." (Frank Lloyd Wright)

"Televisão é um invento que permite que você seja entretido na sala por pessoas que você não deixaria entrar em sua casa." (David Frost)

"Não se deve tachar a televisão de anticultura: cada povo tem o programa que merece." (Júlio Camargo)

"Condenar a televisão seria tão ridículo como excomungar a eletricidade e a teoria da gravidade." (Federico Fellini)

"A televisão é como as torradeiras: carrega-se no botão e sai sempre a mesma coisa." (Alfred Hitchcock)

"A televisão ocupa hoje o lugar da literatura de massa." (José Paulo Paes)

"A televisão matou a janela." (Nelson Rodrigues)

"A televisão é a maior maravilha da ciência a serviço da imbecilidade humana". (Barão de Itararé)

"Chama-se celebridade um débil mental que foi à televisão." (Millor Fernandes)

"Adoro a televisão. Antes dela, sempre dizia que o cinema era a arte mais vagabunda que existia. Agora já estamos em segundo lugar." (Billy Wilder)

"Televisão pode até ser uma boa diversão, só não pode ocupar o tempo no qual eu poderia dedicar-me aos meus filhos ou ao meu marido." (Ane Soal)

60 ANOS DA CAIXA MÁGICA NO BRASIL

Ela começou grande, aliás, imensa ganhou destaque nas salas de visitas.
Era à válvulas que precisavam esquentar pra funcionar.
Foram ficando menores, transmitindo imagens coloridas e chegaram até os quartos e cozinhas.
Hoje estão fininhas, de todos os tamanhos e cabem nos bolsos, nos celulares...
A televisão sempre me encantou como telespectadora. Na minha infância não tinha reality show, tinha Caso Verdade. No fim da tarde não tinha Malhação, era hora de ver o Sítio do Pica Pau Amarelo,...
Talvez por isto, quando surgiu a oportunidade de ser uma jornalista de tv fiquei sem acreditar que também faria parte deste mundo encantador.
Tá certo que hoje muita coisa poderia sair das programações de todas as tvs sem fazer falta, mas a magia continua no mundo todo.
Quando chegou no Brasil, há 60 anos por ideia do "louco, visionário e empreendedor" Assis Chateaubriand muita gente criticou, diziam que ele quebraria a cara e que o rádio continuaria reinando.
Hoje, no reino da comunicação, há lugar pra todos: o rádio, a televisão, agora a internet e quem mais vier por aí.
Parabéns a todos os que trabalharam, trabalham ou vão atuar na televisão seja diante das câmeras ou atrás delas.
E que a qualidade, a ética e o respeito ao telespectador sejam os guias dos profissionais de televisão.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

OLHA O "CONFORTO" QUE TE ESPERA NOS AVIÕES!



A ideia surgiu este ano e já estão prontos os primeiros modelos de "assentos" para que os passageiros viajem em pé nos aviões.
Enquanto todo mundo pede mais espaço entre as poltronas pra se acomodar melhor, eles colocam as pessoas em pé pra vender mais passagens.
Depois disto só falta vender espaço também no corredor e com um corrimão no teto(quase um ônibus voador) pra melhorar o equilíbrio nas turbulências.
Quanta ganância!!!

Fotos:G1

terça-feira, 14 de setembro de 2010

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DA WASHINGTON SOARES


Nos próximos dias a Washington Soares vai passar por mais uma intervenção no trânsito.
Até já perdi as contas de quantas alterações já foram feitas na área e nenhuma delas resolve o problema por definitivo.
Por conta do novo Centro de Eventos vão fazer uns túneis, que sou totalmente contra, mas a minha opinião pouco vale, aliás a população nunca é consultada. Acho que serão locais pra assaltos à noite(isto se vê e ouve na área de atrás do Centro toda noite) e ponto de alagamento nas próximas estações chuvosas.
Bom, até que os tais túneis sejam concluídos os motoristas vão fazer desvios.
A Unifor disponibilizou no site um mapa para ajudar os alunos a saber melhor como chegar lá nos primeiros dias da mudança.
O mapa está aqui acima, é só clicar nele que amplia e os detalhes no site da Unifor, clique aqui
Boa sorte pra quem vai ter que passar por lá.
Que DEUS dê paciência pra quem mora perto e juízo e inteligência pra quem for fazer os futuros projetos da área, porque este vai ser mais um pra complicar e não resolver.
Tenho dito!

VAI VIAJAR NAS ELEIÇÕES OU NO PRÓXIMO FERIADO? OLHA COMO ARRUMAR A MALA