segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ALERGIA A CAMISINHA


Quem lê o blog viu que passei os meus dias de férias envolvida com medicação para me recuperar de uma alergia respiratória. Um horror!!!
Então resolvi, na volta ao trabalho, falar sobre o assunto.
Na pesquisa pra conversar com a médica descobri algumas alergias muito pouco divulgadas como a alergia a esmaltes, maquiagem, pasta de dente, sêmen do companheiro e até camisinha.
Este último me deixou mais curiosa, porque a camisinha é uma das proteções para evitar doenças sexualmente transmissíveis.
Entre as alternativas estão a camisinha feminina, que é feita de poliuretano, um material menos alergênico. As camisinhas masculinas feitas deste mesmo material são muito mais caras. Um pacotinho com três unidades varia entre R$ 15,00 e R$ 35,00.
É vida de alérgico
É assim: ou gasta dinheiro com remédio ou paga o triplo pra comprar produtos adequados ao organismo mais sensível. Aff!!
Pra completar a informação segue abaixo o texto que encontrei no site CONTRA ALERGIA-www.contraalergia.com.br :

A camisinha é um método contraceptivo do tipo barreira que é o mais utilizado no mundo, não só para evitar a gravidez, mas também evita a transmissão de diversas DSTs. A camisinha é feita de latex ou poliuretano. A alergia a latex é causada em algumas pessoas que sofrem de dermatite de contato. A alergia a latex é um problema que afeta 1% a 5% da população geral e 5% a 10% dos profissionais de saúde.
A alergia a latex pode provocar coceira, vermelhidão, inchaço e até pequenas feridas na região da vagina ou do pênis. As reações podem aparecer durante ou logo após o uso da camisinha.

Algumas pessoas têm reação aos demais componentes que podem estar presentes na composição de alguns tipos de preservativo. Os pigmentos que deixam a camisinha colorida, os aromatizantes que dão o sabor, o espermicida e os lubrificantes também podem provocar alergia em algumas pessoas.

Se você apresenta alguma alergia a camisinha durante ou depois do uso é indicado que procure usar uma camisinha que não contenha latex e sim poliuretano e também evitar as camisinhas coloridas e com pigmentos.

Mas nunca deixe de procurar um especialista caso você apresente alergia a camisinha para estar avaliando e passando a medicação correta, caso necessite.

Um comentário:

  1. Hoje em dia existe muitos produtos hipoalergênicos,por vezes nem estes nos livram de uma crise alérgica.Por ter uma pele super sesível tenho alergia a paba (substância encontrada na maior parte dos protetores solar).Não posso nem chegar perto de amônia.Até mesmo as famosas escovas de chocolates tem formal em concentração baixa (e que causam alergia)Mas com persistência e bons profissionais tenho descoberto muitos produtos bons.Como o banho de lua para gestante, só tem em um salão em Fortaleza.

    ResponderExcluir