sábado, 21 de maio de 2011

MANIFESTO DOS JORNALISTAS CEARENSES

Mobilização de jornalistas cearenses em defesa do Sindjorce diante dos últimos acontecimentos envolvendo seus diretores

Nós jornalistas, trabalhadores/as da comunicação e estudantes viemos manifestar nosso desagrado e indignação com os sucessivos episódios de desmandos no Sindicado dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce) que culminaram com o escândalo de agressões, físicas e morais, entre os seus diretores, além de dois processos na Comissão de Ética.

Os últimos acontecimentos chocaram a categoria. O primeiro deles, uma carta aberta do presidente, democraticamente eleito, denunciando boicote da diretoria, pressão para a renúncia, assédio moral e até agressões físicas, registradas em Boletim de Ocorrência. O segundo foi um comunicado oficial da entidade denunciando o presidente à Comissão Ética, violando o preceito básico de sigilo dos processos que correm na mesma comissão. O agravante é que o denunciante é um dos membros da Comissão de Ética, ou seja, parte envolvida no caso. O terceiro, e mais surpreendente, é que a maioria da diretoria assina uma nota de repúdio contra o seu próprio presidente. Vale ressaltar que as duas comunicações da diretoria foram veiculadas por meio da lista de correio eletrônico e do sítio virtual do Sindjorce. Isso indica claramente o aparelhamento do sindicato para interesses específicos de um grupo dentro da entidade.

A partir deste fato, saímos em defesa da tradição democrática do Sindjorce, com seus quase 60 anos de luta e conquistas em prol dos jornalistas cearenses. Respeitamos os mandatos eleitos por voto direto, mas acreditamos que é necessária, neste momento, uma mudança de postura diante dos fatos. O Sindicato, como nossa entidade representativa, precisa ser moralizado sob pena de perdermos todo seu capital simbólico construído ao longo dos anos e a única instância consolidada em defesa dos nossos direitos.

Diante do exposto, a categoria exige:

  • Que haja a abertura de um processo de discussão democrática e transparente com todos os jornalistas sobre a crise que se instalou na diretoria da entidade.
  • Que sejam dados esclarecimentos da real situação de gestão do Sindicato, incluindo prestações de contas, possibilidade real da administração dos recursos da entidade e de convivência cidadã entre os diretores.
  • Que se mantenha o respeito ao mandato e à pessoa do Presidente eleito democraticamente.
  • Que cessem as acusações públicas e privadas entre os membros da diretoria, até que a Comissão de Ética emita seu parecer sobre os dois processos.
  • Que a Comissão de Ética julgue com isenção e lisura os casos apresentados.

Estamos vigilantes e atentos ao processo iniciado dentro do Sindjorce, na certeza de que é possível construir uma entidade reconciliada com seu passado de lutas e resgatar a relação harmoniosa com toda a categoria.

Fortaleza, 20 de maio de 2011

  1. Ana Alice Nogueira
  2. Adriana Saboya
  3. Adriana Santiago
  4. Armando Lima
  5. Aurimar Monteiro
  6. Benedito Teixeira
  7. Bianca Felippsen
  8. Dalviane Pires
  9. Emilio Moreno
  10. Livino Neto
  11. Janayde Gonçalves
  12. Joana D'arc Dutra
  13. Joana Maia
  14. Julia Lopes
  15. Maisa Vasconcelos
  16. Mara Cristina Castro
  17. Marco da Escóssia
  18. Marcos Saudade
  19. Natasha Holanda
  20. Patricia Karam
  21. Helena Martins
  • PARTICIPE do abaixo-assinado dos jornalistas cearenses pela moralização do Sindjorce http://bit.ly/mjPzWU

Eu também assino! E você???
O grupo também tem comunidade no Facebook, a Melhora Sindjorce no http://on.fb.me/jG434m e a hashtag no Twitter #melhorasindjorce .

Nenhum comentário:

Postar um comentário