terça-feira, 24 de novembro de 2009

NÃO DÁ PRA ESCONDER MAIS A LIBERDADE

Quando a exigência do diploma dos jornalistas caiu, a explicação era para que todas as pessoas, não apenas os jornalistas, pudessem falar, escrever e expressar suas opiniões.
Hoje, o mundo não tem apenas jornais, tvs e rádios para divulgar opiniões e notícias, a tecnologia trouxe os blogs, Orkut, Twitter, e-mail, ... e talvez ainda venha mais.
Mas parece que nem todos ainda aprenderam que o mundo hoje não consegue esconder a boa ou a má notícia.
A Aldeia Global já é realidade há muito tempo. Quem é estudante de jornalismo viu isto na sala de aula. Para os leigos é o mesmo que dizer: o que acontece no seu quintal chega ao ponto mais longe do planeta, agora através de um clicar de teclas. E quanto mais regional você for, mais procurado pela Aldeia você é.
Cobrar indenização de um estudante de jornalismo(é, ele ainda não tem diploma, mas não precisa, esqueceram?) por um comentário ou por uma postagem de uma briga dentro de uma escola chega a ser o esdrúxulo. E irônico, afinal o blog condenado a pagar uma indenização de 16 mil reais a uma freira chama Liberdade Digital
A história ia circular sim, de alguma maneira.
Talvez não em um telejornal ou mesmo em manchete de jornal, em uma rádio de grande audiência, mas em conversa de bar, em encontro de amigas em shopping e quem então seria processado?
Apresentadores, diretores e produtores de programas nacionais trocam acusações e todos acompanham o barraco digital e em tempo real. Tentar apagar os comentários gera ainda mais tumulto.
Parar as teclas da blogueira cubana Yonni Sanchez aos tapas e pontapés, não vai impedir que o mundo saiba, mesmo que Cuba não tenha a internet liberada como no Brasil.
Ditaduras ou democracias, escolas ou religiões, seja qual for a instituição, hoje nenhuma delas consegue ter o controle total de qualquer que seja a situação, não existe mais a meia verdade.
Vai ter sempre um blog, um post, um scrap,... no meio do caminho. #freemilio #freeemilio #FreeEmilio
Conheça mais sobre o caso do Emilio Moreno aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário