segunda-feira, 31 de maio de 2010

BOA NOTÍCIA:VACINA PARA CÂNCER DE MAMA


Uma vacina contra o câncer de mama deverá ir a teste dentro de 1 ano, segundo reportagem publicada neste domingo pelo diário britânico "Daily Telegraph".

Uma droga que vem sendo testada tem dado mostras de impedir a aparição de tumores e também de atacar aqueles já presentes. Pesquisadores dizem que, se bem-sucedida, ela poderia ser oferecida a mulheres antes de alcançarem meados de 40 anos, época em que o risco de câncer de mama começa a subir. De acordo com estudos, a droga poderia acabar com mais de 70% dos cânceres de mama, salvando mais de 8 mil vidas por ano somente no Reino Unido. O criador da vacina, Vincent Tuohy, da Clínica Cleveland, de Ohio, nos Estados Unidos, fez o prognóstico de que a vacina pode erradicar a doença por completo.

A vacina é baseada em uma proteína chamada alfalactalbumina, que age na maior parte dos tumores de câncer de mama. A vacina estimula o sistema imunológico, capacitando-o para destruir a alfalactalbumina quando ela aparece, e assim evitar que tumores se formem.

A droga também aumentou o poder do sistema imunológico para encolher até a metade tumores pré-existentes, sugerindo que ela poderia ser usada também como tratamento, tanto quanto como vacina.

FONTE:Folha online

Depois dos testes, ainda demora mais ou menos uns dez anos para que a vacina chegue ao mercado. Mesmo assim eu acho um grande avanço. A impressão que dava era de que a medicina estética estava evoluindo mais que a preventiva ou a busca pela cura de doenças. Tomara que notícias como estas se repitam cada dia mais. Vacinas contra outros tipos de câncer, doenças graves e sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário