quarta-feira, 14 de julho de 2010

SE TODOS AGISSEM ASSIM...

Pode até ter sido por raiva de estar trabalhando sozinha em um plantão tumultuado, mas se a atitude desta médica começar a se repetir pelo país, talvez o nosso sistema público de saúde funcionasse melhor. Inclusive com o paciente também tomando atitude igual.
Tá curioso(a)? É o seguinte: em Sumaré, São Paulo, pediatras faltam ao plantão e uma colega registrou um boletim de ocorrência. A escala previa quatro pediatras no Pronto Socorro, mas apenas a denunciante apareceu para trabalhar no plantão do feriado(em São Paulo, dia 09 de julho).
Agora, o setor jurídico da Prefeitura de Sumaré, em São Paulo, vai abrir uma investigação sobre a falta de médicos durante o feriado em uma das unidades de saúde da cidade. A ocorrência foi registrada no plantão policial do município, na sexta-feira (09/07). A queixa não criminal foi feita por volta das 12h por uma médica pediatra que atende no PS Municipal da Rua da Misericórdia, no Jardim Santa Terezinha, em Sumaré. Ela descreveu à polícia que estava de serviço no pronto-socorro, só que, segundo a escala de plantão, outros 3 médicos pediatras deveriam trabalhar naquele dia. Porém, segundo o BO, somente ela compareceu até aquele momento. A pediatra explicou à polícia que poderia haver dificuldades no atendimento das pessoas que chegavam ao PS. No texto descrito no BO destaca-se o pedido de “providências junto aos órgãos competentes para poder exercer com dignidade sua profissão.” “Como a médica fez um BO, o caso será levado ao jurídico pra apuração das causas das faltas”, informou a assessoria da Secretaria de Saúde.
A prefeitura informou que não foram 3 médicos que faltaram, mas sim 2 de manhã (que chegaram às 13h) e 1 durante todo o dia. A escala deles é das 7h às 19h. Outros casos de falta de médicos (como clínicos-gerais) nos plantões em unidades de saúde já foram registrados, inclusive no dia de um jogo do Brasil na Copa, mas a maioria apresentou atestado. Ainda segundo a Prefeitura, não houve outros registros de falta de médicos no pronto-socorro do Jardim Terezinha no feriado de sexta-feira.

FONTE:Cosmo On Line


Nenhum comentário:

Postar um comentário