quarta-feira, 22 de setembro de 2010

AGORA SIM, A DENGUE VAI TER CONTROLE

Sempre que falo sobre dengue no programa, em conversas com amigos ou com autoridades bato numa tecla: com a educação que o pobre povo brasileiro tem, a dengue só vai acabar ou ter controle quando inventarem uma vacina.
Campanha são ineficientes, o veneno usado já não dá conta dos inimigos minúsculos que estão mais resistentes, o aumento dos casos ano a ano e o surgimento do tipo 4 da doença vem comprovando isto.
Agora sim, com a notícia de que pesquisadores brasileiros iniciaram um estudo clínico experimental para testar a segurança de uma vacina tetravalente (que inclui os quatro tipos de vírus) contra a dengue em crianças.
Pelo menos as crianças estarão menos vulneráveis.
A pesquisa está sendo conduzida pela Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e é patrocinada pelo laboratório Sanofi-Pasteur, que estuda o desenvolvimento de uma vacina há dez anos.
De acordo com o infectologista Reynaldo Dietze, responsável pela condução do estudo no Brasil e diretor do Núcleo de Doenças Infecciosas da Ufes, 150 voluntários de nove a 16 anos receberão três doses da vacina em intervalos de seis meses.
Após o término das doses, esses voluntários serão acompanhados por mais seis meses para avaliar possíveis efeitos colaterais (como dor local e dor de cabeça) e também a produção de anticorpos contra os quatro vírus.
A escolha do público infantil para a testagem da vacina não aconteceu por acaso. Desde 2006 os casos graves de dengue passaram a ser mais comuns em pessoas com menos de 15 anos. Hoje elas representam 25% do total de casos, enquanto há 10 anos não chegavam a 2%.
Além disso, as vacinas eficazes na população infantil costumam funcionar bem entre os adultos, diz Fernando Noriega, vice-presidente de Desenvolvimento Clínico da Sanofi-Pasteur.
Após a conclusão dessa fase do estudo, se comprovada a segurança da vacina, o laboratório dará continuidade ao estudo incluindo quatro capitais endêmicas e envolvendo 8.000 voluntários.
A previsão é que os resultados preliminares do estudo saiam até o final de 2012, mas não há prazo para a vacina chegar ao mercado.

FONTE:Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário