domingo, 3 de outubro de 2010

AINDA APRENDENDO A VOTAR

Desde a abertura política de 1984 que o país vai às urnas e os resultados surpreendem a cada pleito.
Depois que Sarney assumiu com a morte de Tancredo, o "Collorido" ganhou a primeira votação direta e derrotou Lula, que por sua vez, venceu duas eleições ganhando do medo que faziam dele.
Entre um e o outro passamos pelo topetudo conquistador Itamar e pelo sociólogo FHC e suas privatizações.
Ah, e como o próprio Lula disse, esta é a primeira eleição pra presidente em que a foto dele não está entre os candidatos.
Nestas quase 3 décadas grandes caciques foram confirmando seu poder em todos os estados do país, mas em toda eleição o povo ensaiou um voto de revolta, de protesto.
E no Senado, na Câmara Federal, nas Assembleias e na Câmaras Municipais sempre surgiram candidatos inusitados: estripers, estilistas, atores, jogadores, cantores, aproveitadores... que acabaram arrastando os votos de quem realmente merecia estar lá, mas sem dinheiro ou apoio político não alcança votos suficientes.
Quem pena, sofre e paga é o próprio povo, mas às vezes ele nem vai votar pra ficar aproveitando a praia, a cerveja(mesmo proibida), a conversa com os amigos. A eleição deste ano vem reforçar este estilo gaiato do brasileiro de não levar, o próprio futuro, a sério.
Além de derrubar políticos tradicionais, eleger figuras novas, inexperientes e questionáveis, a eleição de 2010 para presidente, dois senadores, deputado estadual e federal e governador também jogou por terra a credibilidade, já questionada há anos, das pesquisas eleitorais. E não só de um, mas de todos os institutos. Os números atribuídos aos canditatos a presidente não chegaram nem perto das margens de erro. Aqui no Ceará, os números do senado foram surpreendentes. Só dois exemplos que vão mudar os rumos políticos do país.
Ainda vamos continuar errando e acertando na mesma eleição até chegar a maturidade política e eu espero, sinceramente ainda participar de outros momentos históricos como a eleição em que acertaremos de vez e o fim dos problemas tiver seu começo na apuração dos votos.
Bendita seja a democracia!

P.S.: Se quiser ver o resultado final do primeiro turno no país é só visitar o site do
TSE http://divulgacao.tse.gov.br/ pra ver o resultado de cada estado, basta clicar no mapa.

Um comentário: