sábado, 23 de outubro de 2010

ELEIÇÃO E SUAS CONSEQUÊNCIAS

Se fosse em outro país, eu até poderia estar rindo da palhaçada e do cinismo dos políticos em torno de bolinhas de papel, fita crepe, ou pseudo discussão sobre aborto e casamento gay.
Mas é no meu país, o Brasil, onde o controle da natalidade nem é citado e o futuro presidente vai decidir e gerir as ações que podem mudar a vida de futuras gerações.
Espero que, para o nosso bem, do país, de nossos filhos e netos, eles tenham melhores opções de escolha e que os candidatos pensem mais no geral que no pessoal.
Sinceramente, sinto vergonha do que vejo e de como agem os políticos e até mesmo do comportamento de alguns eleitores.
Vejo gente comum que compra briga com amigos defendendo uma ideologia que já não existe nem nos partidos.
O que impera mesmo é a lei do " EU ACIMA DE TUDO".
Não vai ser difícil ver políticos que hoje são inimigos, em poucos meses formando alianças em torno de formação de Secretarias de Governo, Ministérios ou Presidência de Assembléias.
E os eleitores? Foram apenas detalhes de um outubro que passou.
Pensem bem!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PROJETO DE HOTEL SUBMARINO NAS ILHAS FIJI





Isto me lembra outra coisa...e pra você???

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

REALITY DO BEM

A situação é trágica: 33 mineiros chilenos presos há quase 70 dias, numa profundidade de 700 metros.
Durante este tempo todo, o mundo, através dos meios de comunicação com cinegrafistas, repórteres, jornalistas, especialistas convidados voltaram as atenções para o pequeno espaço de 50 metros onde ficaram confinados.
Bilhetes enviados por uma pequena cápsula, imagens do confinamento, cada movimento foi acompanhado como um reality show, mas desta vez sem piscinas e corpos esculturais, sem contratos com revistas masculinas, sem guerra de vaidades.
Mesmo sem ter os ingredientes que elevam a audiência, este reality show da vida de 33 mineiros.
Com tanta atenção não dá pra escapar de oportunistas, eles estão em todos os lugares, até no Deserto do Atacama. Não vão faltar discursos até o final do resgate.
Mas os sorrisos, gritos de guerra, lágrimas e aplausos pela chegada de cada um à superficie são verdadeiros.

P.S.:Coincidências do 33:
O primeiro bilhete que foi enviado pelos mineiros confirmando que estavam vivos tinha 33 caracteres; "estamos bien en el refugio los 33"
A cápsula Fênix 2 entrou em um buraco de 66cm de diâmetro, que dividido por 2(duas cápsulas foram construídas) dá 33
A perfuradora chegou até os homens 33 dias depois de começar a cavar
O resgate começou no dia 13/10/10 que somado dá 33
O tempo de viagem até o hospital para onde foram levados era de 33 minutos
Em um dos exames no hospital, os mineiros tinham que respirar fundo e dizer... 33

domingo, 10 de outubro de 2010

ECOS DE UMA ELEIÇÃO


Uma semana após a votação, ainda se discute em todo país e, principalmente na imprensa, a eleição de Tiririca com um número recorde de votos: mais de um milhão e trezentos mil.
Chamado insistentemente apenas de palhaço, e não de humoristas como antes, reviram o passado do cidadão em busca de qualquer deslize que possa jogar no lixo a quantidade de votos que ele recebeu.
Não votei, até por conta do meu domicílio eleitoral, não seria minha escolha como candidato, mas defendo o direito que ele tem, como cidadão brasileiro e se preencheu todos os requisitos na hora da inscrição, de participar da eleição.
Quem não verificou a autenticidade da documentação?
Por que somente depois da real possibilidade de eleição do Tiririca, os homens da leis decidiram impugnar a candidatura?
Por que somente agora até o portal d notícias G1 corre atrás do arquivo morto nas escolas de Itapipoca? E se ele não estudou lá?
Não vou nem citar nomes porque não caberão todos, mas quantos são os políticos que já foram pegues com a mão no dinheiro público e colocaram bens em nome de terceiros pra escapar do leão do Imposto de Renda e/ou da prisão?
Quantos renunciaram por ter corrupção e desvios provados e voltaram em eleições seguintes pra seguir com a roubalheira? Por que ainda continuam escapando do "Ficha Limpa"?
Quantos outros, tão improváveis como o Tiririca já foram eleitos? Um macaco do zoológico do Rio, um hipopótamo em São Paulo, uma stripper na Itália(esqueceram da Cicciolina que mostrava os seios? Lá fora também tem disto), Clodovil que gastou uma pequena fortuna redecorando o gabinete,...
Quantos outros, pelo país todo, venceram nas urnas com grande número de votos e não foram eleitos por causa de um quociente eleitoral, criado para beneficiar sempre as mesmas figuras?
Este barulho todo é só defesa da política brasileira ou vergonha por ver a cidade mais rica e desenvolvida da América Latina ser destaque internacional por causa da eleição de um palhaço(não humorista) e ainda por cima nordestino e analfabeto?
Um pouco deste preconceito, que infelizmente sempre vai existir, pode ser lido no comentário do colunista Tutty Vasques, mas aproveite e veja também os comentários postados.
Repito: não aceito mentiras, nem do Tiririca, nem de outro político que faz da vida pública profissão. Todos merecem as devidas punições se transgrediram as leis.
Acho que nosso grande erro começa na diferença entre o político e o trabalhador comum.
Se um é eleito pra representar o outro, por que ser tão cheio de privilégios?
O expediente nas Assembleias, na Câmara e Senado nunca é de 8 horas durante sete dias.
Os políticos deveriam manter suas profissões e, em determinados dias participar das votações, a exceção apenas para Governador, Prefeito e Secretários que devem ter dedicação exclusiva.
O salário de todos deveria ser apenas simbólico, nada de salário extras pra votar o que foi esquecido ou "embromado" durante o ano. Um trabalho quase que voluntário.
Contas abertas durante a vigência do mandato para avaliação semestral dos ganhos, a obrigação de relatar mensalmente o que foi produzido e, caso fosse pegue em deslize grave, impedido de vez de participar de qualquer outra eleição, mesmo que fosse pra líder da torcida do time do filho.
Queria ver se, desta forma, teríamos a enxurrada de gente tentando entrar pra vida pública!
Provavelmente iriam até sobrar vagas para tais representantes do povo e só as pessoas com vocação para liderança e defesa do bem comum continuariam.
Mas... este sonho ainda está anos luz de distância do Brasil de hoje.
Tomara que um dia o país chegue lá!

domingo, 3 de outubro de 2010

AINDA APRENDENDO A VOTAR

Desde a abertura política de 1984 que o país vai às urnas e os resultados surpreendem a cada pleito.
Depois que Sarney assumiu com a morte de Tancredo, o "Collorido" ganhou a primeira votação direta e derrotou Lula, que por sua vez, venceu duas eleições ganhando do medo que faziam dele.
Entre um e o outro passamos pelo topetudo conquistador Itamar e pelo sociólogo FHC e suas privatizações.
Ah, e como o próprio Lula disse, esta é a primeira eleição pra presidente em que a foto dele não está entre os candidatos.
Nestas quase 3 décadas grandes caciques foram confirmando seu poder em todos os estados do país, mas em toda eleição o povo ensaiou um voto de revolta, de protesto.
E no Senado, na Câmara Federal, nas Assembleias e na Câmaras Municipais sempre surgiram candidatos inusitados: estripers, estilistas, atores, jogadores, cantores, aproveitadores... que acabaram arrastando os votos de quem realmente merecia estar lá, mas sem dinheiro ou apoio político não alcança votos suficientes.
Quem pena, sofre e paga é o próprio povo, mas às vezes ele nem vai votar pra ficar aproveitando a praia, a cerveja(mesmo proibida), a conversa com os amigos. A eleição deste ano vem reforçar este estilo gaiato do brasileiro de não levar, o próprio futuro, a sério.
Além de derrubar políticos tradicionais, eleger figuras novas, inexperientes e questionáveis, a eleição de 2010 para presidente, dois senadores, deputado estadual e federal e governador também jogou por terra a credibilidade, já questionada há anos, das pesquisas eleitorais. E não só de um, mas de todos os institutos. Os números atribuídos aos canditatos a presidente não chegaram nem perto das margens de erro. Aqui no Ceará, os números do senado foram surpreendentes. Só dois exemplos que vão mudar os rumos políticos do país.
Ainda vamos continuar errando e acertando na mesma eleição até chegar a maturidade política e eu espero, sinceramente ainda participar de outros momentos históricos como a eleição em que acertaremos de vez e o fim dos problemas tiver seu começo na apuração dos votos.
Bendita seja a democracia!

P.S.: Se quiser ver o resultado final do primeiro turno no país é só visitar o site do
TSE http://divulgacao.tse.gov.br/ pra ver o resultado de cada estado, basta clicar no mapa.