quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

ECONOMIA E VIDA

Pegando o gancho do tema da Campanha da Fraternidade, esta é realmente uma oportunidade pra repensar como a economia mundial continua lidando com os valores humanos.
Restringe até a destruição, ignora, salva quando é oportuno ou age apenas em momentos críticos ou faz de conta.
Pipocam nos noticiários, notícias de celebridades se juntam pra doar montanhas de dinheiro, fazer leilões ao vivo pela tv, arrecadar dólares que vão parar...onde mesmo??
A fome da África continua igual ou pior que 1985, a época em que o primeiro hit foi composto especialmente pra ajudar a um povo carente ( e aqui no Brasil, tivemos até uma versão pra mandar dinheiro pros nordestinos flagelados da seca -"quero água de beber, um copo d`água, depois da chuva, o sol da manhã" - dizia um trecho da letra que lembrei).
Bom, voltando à música "We Are The World" é realmente bonita, emocionante, denunciou a miséria de um povo esquecido, mas ... tem dinheiro envolvido. E muita gente longe da África ganhou com a situação.
E eu não sei se vocês sentiram o mesmo: ou eu estou desatualizada em termos de música internacional ou então, o novo vídeo da música "We Are The World" foi a chance que a indústria americana esperava pra mostrar ao mundo novas apostas.
Explico melhor.
No primeiro vídeo, que foi lançado por Michael Jackson e Lionel Ritchie pra ajudar o povo faminto da África, eu praticamente dizia o nome da cada um dos participantes até antes da primeira nota musical.
No novo vídeo, desta vez pra ajudar as vítimas do terremoto do Haiti, entre uma Bárbara Streisand, o próprio Lionel Ritchie, Celine Dion, a imagem antiga de Michael Jackson e outros mais cotados, ouvi rap e vi uma dezena de novos rostos que parecem em início de carreira. O primeiro a cantar é um deles. Não tenho a menor ideia de quem seja o adolescente.
Será que o verbo ganhar vai se sobressair em meio a mais uma tragédia?? Ai, ai, ai, pobres empresários, pobre humanidade.
Comparem os vídeos das duas gravações que coloquei logo abaixo e me ajude quem conhecer todos os participantes.
Eu continuo esperando que o mundo possa entender que dinheiro, economia, vida, união, bem estar, ... são coisas que devem caminhar juntar pra que todos possam "lucrar" em paz de espírito. Solidariedade sim, ganância não!



Um comentário:

  1. Que coincidência! Acabei de postar esse vídeo no meu blog. Coloquei o atual apesar de gostar mil vezes mais do antigo. Concordo com vc, com tudo dito aqui. Só que eu peguei pela idéia da letra da canção, que eu sempre achei linda e que deveria nos fazer refletir e agir. Beijão

    ResponderExcluir