segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

ESPERANÇA NAS MICRO-ONDAS

Não se trata do eletrodoméstico, mas usa o mesmo princípio do aparelho para destruir as células cancerígenas.
A termoterapia, ou tratamento à base de calor, utiliza a aplicação de micro-ondas para elevar a temperatura das células com câncer e provoca a morte.
Durante os testes realizados em hospitais da Flórida e da Califórnia, o tratamento chegou a reduzir em quase 90% a necessidade de retirada do seio(mastectomia). Uma mutilação que abala a auto-estima das mulheres e ainda inteferem no processo de recuperação da doença.
Na termoterapia com microondas, a energia é direcionada para a tumor, como as células doentes tem mais água que as normais esquentam mais rápido que o tecido sadio e morre. Com a morte das células o tumor vai regredindo.
Aqui no Brasil, o hospital da Clínicas de São Paulo usou um aparelho de radiofrequência pra gerar este calor. A experiência obteve sucesso em 70% dos casos em que as pacientes tinham maior risco na cirurgia e tumores pequenos. Mas no momento está suspenso o processo de pesquisa por ... falta de verba.
Podiam tirar esta verba dos deputados faltosos nas Assembleias e Congresso, descontar da farra dos mensalões e dinheiros em meias e cuecas que nunca retornam aos cofres públicos, da farra das horas extras dos funcionários do Senado, ...
Bom, voltando a falar de esperança, no estudo realizado nos Estados Unidos, a termoterapia que utiliza as micro-ondas associada à quimioterapia em quem tinha tumores acima de 5 cm reduziu de 75% para 7% a necessidade de mastectomia total. Ah, e reduz também o risco de metástase.
Que cheguem mais boas notícias como esta em 2010.

Fonte:Folha On Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário