sábado, 27 de março de 2010

FATO DA SEMANA 2

Saiu agora há pouco o resultado do julgamento do casal Nardoni.
Condenados.
O pai Alexandre Nardoni a 31 anos, 1 mês e 10 dias em regime fechado.
A madrasta Ana Carolina Jatobá 26 anos e 8 meses também em regime fechado.
Como falei no começo da semana no blog este fato foi explorado ao extremo na imprensa nacional. Mesa redonda, juristas, especialistas em todos os assuntos possíveis desde psicólogos até legistas, reprodução computadorizada de cada minuto dos últimos da menina Isabella.
Uma tentativa, quem sabe, de fazer deste um dos primeiros julgamentos a ganhar o estilo "espetáculo" como são tratados os crimes desta natureza nos EUA.
Na América do Norte, é comum a população se mobilizar e acompanhar cada passo das investigações o que gera uma enorme venda de jornais e grande audiência na tv. Rende até atenção específica aos C.S.I-centro de investigações de provas espacializadíssimo capaz de analisar resquício encontrado no local do crime. E pra este ramo, existem 3 séries de tv baseada nestes casos. Além das séries, são produzidos todos os anos, vários filmes, seja para o cinema ou para a tv, mostrando os julgamentos mais polêmicos, comportamento de advogados, caça a testemunhas,...
No Brasil, a tentativa ganhou o jeitão tupiniquim de encarar as coisas sérias.
Durante a semana, a invasão de um gaiato por 3 dias seguidos durante a exibição do Jornal Nacional tirou um pouco a atenção do foco principal e tornou o palhaço uma celebridade no You Tube.
Hoje, na frente do Fórum, onde o resultado foi anunciado, muita gente esperando. Pra aproveitar, alguns tomaram cerveja, picolé, comeram churrasco, jogaram baralho, apostaram nos resultados, ...
No anúncio da condenação, como já tinha adiantado, só não acertei a hora, o som do juiz lendo a sentença foi colocado ao vivo pelas emissoras, interrompendo a programação e com o povo na rua gritando como se fosse um gol de Copa e soltando até fogos.
E agora??
Bom, por algum tempo ainda virão as teses sobre recorrer de sentença, quanto tempo mesmo vão ficar presos? Se ninguém pode ser condenado a mais de 30 anos, porque condenaram? Será que realmente foram os responsáveis? E os filhos do casal? Tratamentos para as crianças? Grupos contrários à condenação vão fazer manifestações e serão hostilizados, entrevistas com pessoas ligadas as duas parte e depoimentos exclusivos de advogados de defesa, avós e do já elevado a categoria de grande "herói", o promotor Francisco Cembranelli. Não vão ser esquecidos também capítulos ou matérias dedicados a casos antigos já julgados ou que ainda esperam solução.
Em no máximo 30 dias, o assunto perde o interesse pra outro acontecimento tão ou mais trágico.
No fim do ano, retorna nas retrospectivas e volta no ano seguinte, resgatado pelos arquivos das tvs quando completar um ano, mostrando como está a vida de cada um dos personagens envolvidos.
E se perguntar a uma pessoa comum o que foi o caso Nardoni...poucos vão lembrar do que se trata.
Assim se escreve mais um capítulo da imprensa, do Direito e da memória no Brasil.
O diferencial é que agora contou com a agilidade das mídias sociais que permitem levar o fato aos TT- Tredding Topics do Twitter brasileiro, a nascer mais uma comunidade no Orkut, ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário