quarta-feira, 17 de março de 2010

VOCÊ LEMBRA? 20 ANOS DO PLANO COLLOR

Um dia depois de tomar posse, o então presidente Fernando Collor de Mello e a ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, anunciaram o confisco de parte das contas correntes e da poupança de brasileiros. O tal Plano Brasil Novo, um pacote econômico ficou mesmo conhecido como o grande confisco, o bloqueio do dinheiro da poupança ou, vulgarmente, o maior roubo da história do país.

Com o Plano Collor, 80% de todos os depósitos das contas correntes, das cadernetas de poupança e do overnight(o investidor aplicava no fim do dia e recebia os juros no dia seguinte) acima de 50 mil cruzados novos foram congelados por 18 meses. O governo prometeu corrigir o dinheiro pela inflação da época, mas na prática apenas metade dos recursos foi devolvida e olhe lá.

Como sempre acontece no Brasil, alguns grupos privilegiados conseguiram retirar o dinheiro das contas na véspera do anúncio. Mas a maioria da população perdeu economias de uma vida inteira e os mais sensíveis tomaram medidas trágicas. Até hoje, muita gente busca recuperar na Justiça o que foi levado.

Diziam até que Fernando Collor jamais seria eleito de novo por tamanha falta de respeito. Mas o homem tá lá, em Brasília. E às vezes apoiando o grande inimigo da época, o candidato derrotado Lula.

Convertidos aos valores atuais, os 50 mil cruzados novos corresponderiam a R$ 5.588, corrigidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Caso fosse usado o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) da Fundação Getulio Vargas, a quantia representaria R$ 7.866,00.

Ah, e não ficou só nisto! Vieram ainda: medidas de liberalização econômica pra tornar a economia brasileira mais dinâmica. As principais medidas nesse sentido foram a abertura do comércio, com o fim de restrições à importação e subsídios às exportações, e o fechamento e a privatização de empresas estatais, que resultaram na demissão em massa de servidores públicos.

É sempre bom lembrar, pra tentar não errar de novo. Outro lembrete: é ano de eleição. Cuidado com seu voto!!!!

FONTE:Agência Brasil

2 comentários:

  1. COMO O TEMPO PASSA RÁPIDO, NÃO É CARLA? O PROBLEMA É QUE O TEMPO PASSA E OS PROBLEMAS CONTINUAM OS MESMOS. OS COLLORS CONTINUAM ESPALHADOS PELO BRASIL E A CADA DIA SE PROLIFERAM MAIS. PARECEM BACTÉRIAS.
    ESTOU SEGUINDO TEU BLOG. JÁ TE SIGO NO TWITTER. SOU SEU TELESPECTADOR. ABRAÇO!
    SE TIVER TEMPO, DÁ UMA LIDA NO MEU BLOG TB. BJ!
    www.ministeriocontemplar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Não lembro do confisco, mas dos caras pintadas já lembro. Sempre bom lembrar pra não errar de novo, como vc bem disse. O homem tá em Brasília, como se nada tivesse acontecido.

    ResponderExcluir