quarta-feira, 17 de março de 2010

BANANA E AIDS

Um estudo americano publicado segunda-feira revela que uma classe de proteína presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da Aids. De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas atualmente no tratamento da doença. A BanLec bloqueia a ação do vírus HIV antes que ele possa se fixar às células sanguíneas e assim impede a propagação de infecções no corpo humano. A pesquisa defende ainda que, por sua forma de ação, a BanLec pode oferecer uma proteção mais ampla.

Outra vantagem da BanLec é ser também mais barata do que os atuais coquetéis anti-Aids. Os cientistas de Michigan defendem em seu relatório que a descoberta de novas formas de prevenção e controle da Aids são essenciais, justamente porque a cada duas pessoas que adquirem acesso ao tratamento com o coquetel de drogas, outras cinco contraem o vírus. Já pensam no uso de um microbicida à base de BanLec, em forma de gel ou creme a ser espalhado nos órgãos sexuais masculino e feminino, pode ser um grande ganho no combate à disseminação da Aids.

Mas o grupo de Michigan enfatiza que ainda levará anos até que o uso clínico do BanLec seja possível. Tomara que não muito. Mas será que os grandes laboratórios vão permitir este barateamento ou mesmo o fim da transmissão, afinal ganham dinheiro com isto?

FONTE: Uol

2 comentários:

  1. Outros estudos tem mostrado a eficácia do limão na prevenção da doença. Já se comenta o efeito (barreira) de um gel- com limão, usado como barreira.A nossa flora é muito rica.Porém mal explorada.

    ResponderExcluir